Caraterização da

Creche

A Creche a Patatina nasceu de um sonho de levar a cabo um projeto com as condições básicas de segurança e trabalharmos com muito amor e carinho, para crianças de tão tenra idade.

Foi construída de raiz, sendo uma loja de um edifício novo, de carácter semipúblico (condomínio fechado esteve sujeito às particularidades e exigências programáticas em termos de espaços e áreas destinadas aos mesmos, sobre a legislação em vigor, especificamente o Despacho normativo número 99/89 de 27 de outubro, bem como as devidas entidades reguladoras como o Instituto de Segurança Social, o Centro de Saúde de Alvalade, a Proteção Civil e a Câmara Municipal de Lisboa.

As Nossas Instalações: Entrada da Creche
Vista da Sala Verde

O espaço de intervenção insere se uma paisagem urbana, um espaço de características fundamentalmente habitacional, mas onde os pequenos equipamentos e serviços vão angariando espaços.

Sendo uma zona urbana, está implantado num espaço onde o contraste de cenários é evidente. Se de um lado existem os edifícios de grande construção, do outro existe um bairro social e parque João Gomes Ferreira de Alvalade que acalma e serve de pacificador, do querer. Dos mais fortes em chegar mais longe.

Uma das características que nos levou a interessar por este local foi os espaços exteriores que possui, um terraço privado no perfilhamento do estabelecimento e zonas de recreio exterior, privado.

Sabemos que os primeiros anos de vida são os mais decisivos para a construção emocional de cada um.

São os alicerces do futuro equilíbrio psicossocial, as bases em que tudo vai acentar. Na Patatina, o seu bebé irá encontrar um lugar muito acolhedor, onde o relacionamento afetivo é o mais importante.

Eles são muito bebés e precisam de muita proteção, de muita segurança afetiva que lhe vamos transmitir. A diretora da Patatina terá sempre uma conversa prévia com os pais para saber os seus gostos e hábitos. Pede também que falem um pouco dos seus bebés e lhe digam o que querem da educação do seu filho, para conjugarmos aquilo que a creche pode dar, com aquilo que têm em casa.

É o que a sua relação com o mundo lhe ensina. Claro, aprende a andar, a falar e as regras da sociedade. Há regras e hábitos comuns à nossa cultura e à nossa forma de estar em sociedade e, é isso que lhe vamos ensinar.

Organização dos

Espaço / Materiais

Os espaços de educação na creche podem ser diversos, mas o tipo de equipamento, os materiais existentes e a forma como estão dispostos condicionam, em grande medida, o que as crianças podem fazer e aprender. As atividades, a organização de espaços e materiais, entre outros aspetos, são propostos e planificados de acordo com as necessidades e interesses do grupo de crianças.

As diferentes salas existentes na instituição estão equipadas com móveis à medida das crianças e vários acessórios, sendo que esta “(…) é uma maneira concreta de aumentar as capacidades de iniciativa, autonomia e estabelecimento de relações sociais das crianças” (Hohmann e Wikart, Educar a Criança, 2007, p. 165).

Assim, na creche A Patatina, existem quatro salas de atividades: o Berçário, a Sala Laranja, a Sala Verde e a Sala Amarela.

Os materiais e objetos existentes nestes espaços são vários, permitindo assim uma grande diversidade de brincadeiras. Estes materiais encontram-se arrumados de forma a permitir a execução do ciclo “encontra-brinca-arruma”.

Outro Conjunto de Berços

Berçário

No Berçário existe ainda um dormitório e uma pequena copa onde são preparadas as refeições das crianças.

A creche não dispõe de espaço exterior, no entanto, sempre que possível são realizados passeios à rua (ao parque, à loja…), promovendo o contato com o meio envolvente à instituição.

Sala Laranja

A Sala Laranja encontra-se organizada por forma a garantir a exploração do espaço e a segurança das crianças. Organizando-se assim em 4 áreas: área do tapete, área da casinha, área da leitura e as áreas das construções.

Ao longo do ano, sempre que for necessário, a estrutura da sala será alterada tendo sempre em consideração as necessidades, interesses e características do grupo.

Espaço da Sala Laranja
Brinquedos e Armários da Sala Amarela

Sala Amarela

Na Sala Amarela está tudo arrumado e organizado de forma agradável, para que as crianças se possam sentir motivadas e desta forma saibam escolher o que pretendem e também poderem colaborar com a organização da mesma. Apesar disto, a arrumação da sala pode sofrer algumas mudanças ao longo do ano tendo em consideração a planificação, os interesses das crianças, as suas necessidades e os novos materiais adquiridos.

Sala Verde

A Sala Verde é um espaço educativo onde as crianças passam a maior parte do tempo e por isso tivemos o cuidado em organizá-la da melhor forma nunca esquecendo as características e desejos das crianças. A sala está organizada por 5 diferentes áreas divididas nas seguintes áreas: a área da casinha, a área da manta, a área da leitura, área dos jogos e a área da garagem.

Tenda da Sala Verde

Se procura um sítio mágico acolhedor tranquilo divertido giro de qualidade não procure mais.
Pois acabou de encontrar.

Refeições

A alimentação oferecida na Patatina, é adequada às necessidades das crianças. A ementa é elaborada saudavelmente, a partir de géneros da melhor qualidade.

Horário

Horário de Funcionamento

Seg a Sex: 8h – 18h30
Sáb, Dom e Feriados: Fechados
15 a 31 de Agosto e 24 a 1 de Janeiro: Fechados